Lê Notícias - Região - Associação Recomeço lança Projeto RecomeçArte em Chapecó
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Celesc - PI 14160

Associação Recomeço lança Projeto RecomeçArte em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/02/2025 18:54
Carol Bonamigo/FVcomunica! A equipe de voluntárias da Recomeço, com os apoiadores do Projeto RecomeçArte A equipe de voluntárias da Recomeço, com os apoiadores do Projeto RecomeçArte

Em um gesto de acolhimento e transformação, a Associação Recomeço, de Chapecó (SC), lançou oficialmente nesta semana o Projeto RecomeçArte. A iniciativa, que irá impactar diretamente a vida das 36 famílias atendidas pela entidade, é um convite à esperança e à autonomia para mães que dedicam suas vidas ao cuidado de seus filhos, crianças com deficiência física-motora ou com mobilidade reduzida.

O evento de lançamento, realizado na Casa da Uno, no Parque Efapi, reuniu padrinhos, apoiadores, professores voluntários, mães participantes e a imprensa em um café da manhã especial. O ambiente, cheio de sorrisos e olhares emocionados, refletia a essência do projeto: cuidar de quem cuida.

A RecomeçArte oferecerá oficinas de maquiagem, massagem, artesanato, pintura e manicure, criando oportunidades de capacitação profissional enquanto as crianças participam das sessões de fisioterapia na Clínica Escola da Unochapecó. "Nós vemos a luta diária dessas mães, que se entregam integralmente aos seus filhos, e não têm tempo para elas. O projeto vai dar autonomia financeira, mas o mais importante é o reforço da autoestima. Aqui elas vão conversar, trocar experiências e ter um tempo só para elas", ressaltou a presidente da Recomeço, Dete Zandavalli.

A cada tarde de terça e quinta-feira, no Parque Valmor Lunardi, mulheres como Marinês de Fátima da Silva, mãe da pequena Catarina, de 3 anos, diagnosticada com atrofia cerebral, encontrarão não apenas cursos, mas um espaço de respiro e conexão. "Precisamos ocupar a mente também. Nossa função com as crianças é 24 horas. Conversar com outras mães, nos distrair, vai ser muito bom," compartilhou Marinês, com um brilho nos olhos, dizendo já perceber um grande avanço em Catarina, após iniciar a fisioterapia, em outubro do ano passado. "Já vejo uma diferença imensa. Antes, ela estava praticamente vegetando, e hoje ela nos acompanha, escuta, obedece comandos, a evolução é muito grande, mesmo em pouco tempo. E agora estou muito feliz e grata em começar na RecomeçArte".

ATO QUE TRANSFORMA

Por meio da RecomeçArte, essas mães – que muitas vezes não têm condições de acessar o mercado de trabalho por não poder dispor de tempo fora de casa – irão aprender ofícios que podem ser realizados dos seus lares e depois comercializados, ampliando a renda familiar. "A arte acalenta. Ela te coloca numa posição de se olhar e refletir sobre a vida. O artesanato é uma forma de gerar renda e autoestima para essas mulheres", destacou a artista visual Silvia Baggio, responsável pelo desenvolvimento da linha comercial da RecomeçArte.

Para Elisângela Marcozani, mãe da Cristiane, de 4 anos, diagnosticada com mielomeningocele, uma má formação na coluna vertebral, o apoio da Recomeço vai ajudá-la a dar ainda mais suporte à sua filha. "Para nós, enquanto mães, é muito importante esse projeto. É uma satisfação enorme poder participar e fico muito emocionada por isso. Eu, por exemplo, não consigo trabalhar fora de casa, por causa da Cris. Então será muito bom poder aprender coisas novas", afirmou.

APOIO À CAUSA

Este é o quarto projeto implantado pela Recomeço, que em dois anos, transformou a vida de dezenas de famílias. E isso só é possível com o trabalho da equipe de voluntárias da Associação e também o apoio de empresas parceiras e padrinhos. A RecomeçArte conta com o apoio do fundo social do Sicoob MaxiCrédito, fundamental para o nascimento do projeto. "O fundo social do Sicoob existe para apoiar instituições e iniciativas com impacto positivo na sociedade. Nosso papel, enquanto cooperativa, é estar presente na comunidade, em algo que vai fazer a diferença na vida das pessoas, e sabemos que é isso que a Recomeço faz", ressaltou Tatiane Bodigheimer, analista do Sicoob.

Para a Unochapecó, parceira da Recomeço desde o início, essa é mais uma oportunidade de cumprir sua missão como instituição comunitária. "Projetos como este fazem parte do DNA da Unochapecó. Estamos extremamente felizes em contribuir para a transformação de oportunidades para pessoas que muitas vezes não as têm, e trabalhando ao lado de pessoas que primam pela condição humana, com a sensibilidade que o ser humano precisa ter", afirmou Andrea Marocco, pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó.

O Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Mauro Zandavalli, que na ocasião representou a Prefeitura de Chapecó, expressou a admiração pelo trabalho contínuo da Associação. "Nosso governo é feito para as pessoas e a Recomeço – e agora a RecomeçArte –, são iniciativas que vêm ao encontro do que procuramos, que é buscar a satisfação da população. Sou um apaixonado pelo voluntariado e acho que é uma vocação, é um dom, não são todos que se propõem a isso, então dou os parabéns a todos os envolvidos. E continuaremos, enquanto Prefeitura, a dar todo o apoio necessário, trazendo qualidade de vida, satisfação e bem-estar para essa famílias que precisam", enfatizou.

SOBRE NOVOS COMEÇOS

A Associação Recomeço, fundada em 2022, propicia, por meio de parcerias, o atendimento especializado a crianças com deficiência física-motora ou com mobilidade reduzida, e seu impacto já é visível. Ao adquirir equipamentos para amenizar os problemas de mobilidade como órteses, próteses e cadeiras de rodas especiais, entre outras atividades, promove a inclusão e a dignidade das pessoas atendidas.

A RecomeçArte marca a quarta iniciativa implantada pela entidade, que tem como porta de entrada o Projeto Passo a Passo, que atende semanalmente pacientes neurológicos na faixa etária infantil, com foco em patologias como paralisia cerebral, síndrome de Down, mielomeningocele, entre outras condições, por meio do estágio de Fisioterapia da Unochapecó.

Com o RecomeBike, é feita a aquisição de bicicletas adaptadas para crianças com deficiência, promovendo a inclusão social, a participação em eventos e atividades comunitárias, bem como a realização de atividades físicas, melhorando a função motora e a qualidade de vida.

Já no Projeto RecomEquo, é possibilitado às crianças a assistência e o acesso à equoterapia (com a escola especializada na área – Pahenca), auxiliando no desenvolvimento físico, emocional e social, por meio de uma abordagem multi e interdisciplinar.

E agora, o Projeto RecomeçArte, voltado para as mães das crianças atendidas pela Associação, nasce da empatia e do desejo genuíno de oferecer mais do que assistência: uma nova chance de recomeçar para quem, diariamente, luta pelo bem-estar de seus filhos. E, nesse recomeço, cada história encontra um espaço para florescer.


Outras Notícias
Alesc - Fevereiro 2025
Prefeitura de Chapecó - PI 2284
Governo do Estado - PI 86221
 Prefeitura de São José - PI 14162
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro