O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) juntou forças ao combate à dengue em Itajaí, por meio de ações coordenadas com outras entidades do município.
Na última quinta-feira (06), foi realizada a primeira reunião do ano da sala de situação de combate à dengue, na Prefeitura.
Algumas das ações implementadas pelo Semasa compreendem a limpeza, vistoria e colocação de flúor e cloro nas caixas d`água de prédios públicos de Itajaí e a limpeza de todos os terrenos e imóveis sob sua responsabilidade, incluindo os que ainda não estão plenamente ocupados, com o intuito de acabar com focos de criação do mosquito Aedes aegypti.
Fazem parte da sala de situação, além do Semasa, as secretarias de Segurança Pública, Defesa Civil, Obras, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Saúde e Educação e o Porto de Itajaí. Atualmente, a autarquia de Saneamento é representada na Sala de Situação pelo assessor executivo Diogo Bellini de Andrade, com suplência do assessor executivo Patryk Pacheco Padilha.
"Por trabalhar com água, o Semasa precisa estar ainda mais atento à formação de focos e dar o exemplo impedindo o acúmulo de água parada sem a devida cloração" destaca o assessor Diogo de Andrade.
A sala de situação está amparada pelos decretos n° 10.873, de 02 de janeiro de 2017, e nº 13.493, de 31 de janeiro de 2025. É um espaço para ações de referência por parte da gestão de municípios com grande incidência de casos, que trocam informações e planejam as ações intersetoriais na prevenção e no controle do mosquito.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro