Mais de 80% dos brasileiros ainda vão declarar Imposto de Renda e devem ficar atentos para evitar a malha fina. Despesas médicas e omissão de rendimentos estão no topo da lista das declarações que tiveram problemas com o leão em 2024.
Até o fim de março, cerca de 5 milhões de declarações de Imposto de Renda foram entregues à Receita Federal, aproximadamente 10% dos 46 milhões aguardados até o dia 30 de maio. Com o velho hábito de deixar tudo para última hora, o brasileiro ainda tem tempo para ficar atento aos detalhes da declaração para evitar erros e cair na malha fina e gerar multas ao contribuinte que podem chegar a 75% sobre o valor do imposto devido. Em 2024, mais de 1,4 milhões de brasileiros tiveram problemas com a Receita Federal relacionados ao IR, destes, mais de 150 mil foram da 9ª Região Fiscal, que abrange PR e Santa Catarina.
"Trata-se de um processo minucioso, que requer atenção aos detalhes, onde o resultado da Declaração do IR pode ser benéfico para o contribuinte, que às vezes desconhece que tem recursos a serem restituídos, ao mesmo tempo que desmascara casos de tentativas de fraudes com informações e documentações inverídicas, então ter um especialista auxiliando neste processo, é essencial", argumenta José Carlos da Silva, Diretor da Orsitec, empresa contábil de Florianópolis (SC) que tem quatro décadas de experiência em declarações de IR. Só este ano, José Carlos estima que cerca de 500 declarações de pessoas físicas e jurídicas sejam feitas no seu escritório. Segundo as informações da Receita Federal, entre as declarações retidas em 2024, a maioria (71%) são de contribuintes que apontam ter direito à restituição de Imposto de Renda. Em 27% das declarações os contribuintes apuraram imposto a pagar. Já em 2% das declarações retidas os contribuintes apuraram saldo zero, ou seja, nem a restituir nem a pagar.Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro