Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura de Xaxim em conjunto com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, promoveu uma ação especial dentro da programação do Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Alunos da rede pública municipal participaram, nos períodos da manhã e da tarde, da apresentação da peça teatral “Silêncio é Biblioteca”, que também dá nome à exposição de esculturas em papel machê da artista Manon Alves. A peça e a exposição também foram abertas à comunidade, na noite do mesmo dia.
A atividade aconteceu no Centro Profissionalizante com o objetivo de sensibilizar e informar os estudantes e a população sobre os sinais e consequências da violência sexual, além de estimular a escuta, o acolhimento e o rompimento do silêncio por meio da arte. A peça e a exposição apresentam narrativas visuais e simbólicas voltadas ao público infanto-juvenil, construídas a partir de pesquisas e diálogos com psicólogos, educadores e artistas.
A exposição "Silêncio é Biblioteca" segue em exibição e traz esculturas que representam personagens e sentimentos marcados pela dor, pela resistência e pela esperança, como forma de denúncia e de apoio às vítimas de violência.
Ao longo do mês de maio, a Prefeitura de Xaxim e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente realizaram diversas ações de conscientização, como panfletagens e atividades educativas em espaços públicos e instituições de ensino, reforçando o compromisso com a proteção integral da infância e adolescência.
Para a secretária municipal da Mulher, Juventude e Terceira Idade, Joseane Sampaio, a arte tem um papel essencial no enfrentamento da violência sexual. “O combate ao abuso infantil passa pela escuta, pela informação e pela coragem de falar sobre o que muitas vezes é silenciado. A peça e a exposição tocam profundamente, despertando empatia e consciência, é assim que podemos transformar realidades”, afirma Joseane.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro