Os 18 anos da certificação de Santa Catarina como território livre da febre aftosa sem vacinação e a despedida de dois suplentes do Podemos marcaram a sessão de quarta-feira (4) da Assembleia Legislativa.
Altair Silva (PP), ex-secretário da Agricultura, lembrou na tribuna a passagem dos 18 anos de área livre de febre aftosa sem vacinação, certificada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Altair homenageou o ex-secretário da Agricultura Odacir Zonta e o governador da época, Esperidião Amin, pela ousadia de, mesmo enfrentando fortes críticas, interromper a vacinação e reforçar a vigilância nas fronteiras.
“Muitos desacreditaram do trabalho que estava sendo realizado, hoje exportamos para os mercados mais exigentes, os mercados premium”, declarou o representante de Chapecó, acrescentando que último caso de aftosa foi registrado em 1991, apesar de que houve um foco da doença em 1993, mas em animais vindos de outros estados.
Altair destacou o papel da Cidasc e elogiou a rastreabilidade, o controle na origem e a fiscalização nas fronteiras do território barriga-verde.
Por outro lado, Janice Krasniak (Podemos) e Thiago Morastoni (Podemos) ocuparam a tribuna para se despedir do Parlamento, uma vez que assumiram a cadeira por 30 dias com as licenças dos deputados Camilo Martins (Podemos) e Paulinha (Podemos).
“Hoje é o encerramento de um período que ficará para sempre marcado em minha memória”, discursou Janice, que ressaltou o fato de ter sido a primeira deputada estadual do Planalto Norte.
A deputada agradeceu o apoio dos professores, das famílias e das pessoas com deficiência, da família e dos amigos. Também elogiou o apoio dos colegas e dos servidores da Casa.
“Este período na Assembleia foi uma jornada intensa, muito trabalho, aprendizado constante e um convívio respeitoso e produtivo com todos os parlamentares”, avaliou Thiago, que agradeceu o apoio dos servidores da Casa e do Gabinete e prometeu “continuar lutando pelas pessoas”.
RAIO X DO GOVERNO
Thiago Morastoni fez um raio X do governo do estado e destacou o recorde de investimento no campo, com distribuição se sementes e calcário para mais de 60 mil famílias; o programa Estrada Boa com 50 frentes de obras, 400 km revitalizados, 1,4 mil km em execução; e a gestão da saúde, com ampliações de hospitais e redução das filas.
APOLOGIA À VIOLÊNCIA
Sargento Lima (PL) repercutiu na tribuna parecer que prolatou em projeto de lei que objetiva proibir músicas que fazem apologia ao crime em festividades públicas. O deputado defendeu a tese que que ao ser beneficiado com recursos de renúncia fiscal (Lei Rouanet), o artista se converte em servidor público, portanto obrigado a seguir as orientações do poder público.
PASSARELAS DA PONTE COLOMBO SALLES
Mário Motta (PSD) indicou à Secretaria de Infraestrutura uma avaliação técnica e a retirada imediata de tubulações de metal que servem para drenar a água das pistas da ponte e que estão suspensas, com risco de cair sobre as embarcações que trafegam sob as pontes que ligam o Continente à Ilha de Santa Catarina.
Motta também alertou para a situação dos guarda-corpos de concreto da passarela Norte da Colombo Salles, abandonada há mais de 400 anos. Segundo o parlamentar, cerca de uma dezena delas já caíram no mar, circunstância que levou a Capitania dos Portos a restringir a navegação no local.
Além disso, Motta exibiu na tribuna imagens que mostram que sobre a estrutura da passarela passa uma adutora da Casan. Embora a Casan esteja colocando outra adutora na ponte Pedro Ivo, as obras de retirada das peças da passarela Norte da Colombo Salles terão de esperar a conclusão das obras da Casan.
“Só vai ocorrer em 2026”, previu Motta.
AGENDA EM BRUSQUE
Junior Cardoso (PRD) relatou na tribuna visitas que fez em recente agenda em Brusque. Entre as entidades visitadas, destaque para o Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia); à Renal Vida; e à Casa Ruth.
Cardoso também repercutiu a passagem dos 56 anos de fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local, que conta com cerca de 800 associados.
“São 56 anos representando os lojistas e contribuindo para o crescimento do comércio e da cidade”, apontou Cardoso.
RODEIO CRIOULO DE SÃO LUDGERO
Volnei Weber (MDB) convidou os colegas e catarinenses para prestigiarem o 19º Rodeio Crioulo Nacional do CTG Beira-Rio, em São Ludgero, de 05 a 08 de junho.
“O rodeio é mais que uma festa, é a expressão da nossa identidade e a força do nosso povo”, discursou Weber.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro