Lê Notícias - Polícia - Caminhões são flagrados com 64 toneladas...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Caminhões são flagrados com 64 toneladas de excesso de peso em Xanxerê

PRF A transportadora e a mineradora responderão por dano ao patrimônio público, e os caminhões foram retidos até a retirada da carga excedente A transportadora e a mineradora responderão por dano ao patrimônio público, e os caminhões foram retidos até a retirada da carga excedente

Policiais rodoviários federais flagraram, na tarde de sexta-feira (04), em Xanxerê, duas combinações de veículos de carga transportando, somadas, 64 toneladas de excesso de peso.

Os veículos, pertencentes à mesma empresa transportadora, foram abordados na BR-282 e transportavam areia. A suspeita dos policiais era de que os caminhões estavam muito mais pesados do que o permitido devido à sua movimentação lenta e ao achatamento excessivo dos pneus.

Levados para uma balança, a suspeita foi confirmada: o primeiro bitrem pesava 90,1 toneladas, quando o limite legal para aquele tipo de veículo é de 57 toneladas.

O excesso era de 33,1 toneladas, uma sobrecarga de 58%. A segunda composição, da mesma transportadora e levando a mesma carga, pesou 88 toneladas, um excesso de 31 toneladas.

Tanto a empresa transportadora, quanto a mineradora que embarcou a carga de areia foram enquadradas no crime de dano ao patrimônio público, previsto no Código Penal.

O Boletim de Ocorrência policial será encaminhado ao Ministério Público Federal. Os dois bitrens foram retidos no pátio da PRF em Xanxerê e só foram liberados após a retirada de toda a carga excedente.

O pavimento asfáltico é um patrimônio público. O peso acima do permitido causa buracos, rachaduras e desníveis. Quem paga a conta é toda a sociedade. Além disso, o veículo não foi projetado para levar a carga excedente.

O sistema de freios e de suspensão ficam sobrecarregados, aumentando a chance de acidentes e trazendo riscos para o motorista.


Outras Notícias
Alesc - PI 15107
Prefeitura de Palhoça - PI 27464

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro