Lê Notícias - Xaxim - Xaxim reforça alerta após confirmação de...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Xaxim reforça alerta após confirmação de caso de dengue no município

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/10/2025 14:13
Divulgação A Prefeitura confirmou um novo caso de dengue no município por meio de testagem rápida, o que reitera a necessidade de redobrar a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti A Prefeitura confirmou um novo caso de dengue no município por meio de testagem rápida, o que reitera a necessidade de redobrar a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi confirmado pela testagem rápida, um novo caso de dengue no município nos últimos dias. A confirmação acende novamente o alerta para a necessidade de redobrar os cuidados e reforçar as ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Diante da situação, a Administração Municipal reforçará as ações de prevenção e também pede o apoio da população para o controle do mosquito transmissor. Nos próximos dias serão retomados os mutirões de limpeza em diferentes bairros, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito. O cronograma dessas ações está sendo definido pela Secretaria de Saúde e será divulgado nos próximos dias.

Além dos mutirões, a equipe da Vigilância Epidemiológica também realizará orientações nas comunidades, escolas e estabelecimentos, reforçando as medidas de prevenção já conhecidas. O Município segue ainda, com a colocação e monitoramento de armadilhas em pontos estratégicos.

A Prefeitura reforça que o combate ao mosquito Aedes aegypti também é uma responsabilidade da população. A comunidade precisa fazer a sua parte, adotando medidas simples que fazem toda a diferença. Entre os principais cuidados estão eliminar recipientes que possam acumular água, manter caixas d’água sempre bem tampadas, limpar calhas e ralos com frequência e descartar corretamente o lixo. Essas ações são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Mesmo com todo o trabalho realizado pelas equipes de saúde, o controle da dengue depende da colaboração de cada cidadão. É fundamental que todos façam a sua parte, eliminando focos e evitando o acúmulo de água parada. A prevenção é sempre o melhor caminho”, reforça o secretário de saúde, Eder Lussani.

A Secretaria de Saúde orienta que qualquer pessoa que apresente sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, nas articulações ou manchas na pele procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima para avaliação e atendimento adequado.


Outras Notícias
ALESC - PI 14295
Prefeitura de Palhoça - PI 27065
Sindifisco setembro2025
Prefeitura de Chapecó - PI 4251

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro