Atrasado, o Complexo de Segurança Pública de Xaxim segue com as obras paradas. Em dezembro agora, a demora na entrega completa um ano. Enquanto o novo local, com cerca de 3 mil metros quadrados de área, não fica pronto, a Delegacia de Polícia Civil de Xaxim, que também atende aos municípios de Lajeado Grande, Marema e Entre Rios, segue atuando na antiga e improvisada casa. Com dificuldades de espaço e de pessoal, os profissionais da segurança pública fazem o que podem para servir a comunidade da forma mais ampla e adequada possível. À frente do grupo, o delegado Fernando Callfass recebeu, em meio a tanto aperto, boas notícias. Ele, que se despedirá em breve de dois colegas de trabalho – um que atuará no Serviço Aeropolicial de Fronteira (Saer/Fron), em Chapecó; e outro que será transferido para Balneário Camboriú, receberá outros quatro agentes, que serão integrados ao grupo de trabalho.
Até o início de dezembro, os agentes mudarão para Xaxim e trarão incremento ao efetivo. De acordo com Callfass, a novidade trará benefícios para toda a comunidade. “Vamos acertar o plantão, pois hoje falta efetivo para cumprir a escala; e aprimorar a investigação. Se isso for concretizado, será um grande alívio”, expõe o delegado, que adianta que a formatura dos agentes, que estudaram na Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol), em Florianópolis, será hoje (17). “Virão policiais para diversas cidades da Amai, o que melhorará a segurança pública da região como um todo. A partir de hoje, o alívio está próximo”.
Sem contar os profissionais que atuam nos outros municípios da Comarca, a Delegacia abriga 20 profissionais – sendo 10 policiais (seis agentes, três escrivães e o delegado) – e outros 10 trabalhadores, divididos em outras funções. “Até pela lotação, é imprescindível a continuidade das obras do Complexo, que deverão retornar até o início do ano”, conclui Callfass.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro