O município de Criciúma foi representado internacionalmente no 15ST Prodem, considerado um dos principais encontros latino-americanos voltados aos ecossistemas de empreendedorismo, inovação, governança e desenvolvimento territorial. O evento aconteceu em Santo Domingo, na República Dominicana, entre os dias 12 e 15 de maio. Quem participou como painelista foi o secretário municipal de Governança, Tiago Ferro Pavan, que foi convidado de forma oficial pela organização da iniciativa.
O secretário foi o único brasileiro representante de órgão público entre os painelistas confirmados no debate “La política pública frente a los nuevos desafíos del emprendimiento y de la sociedad”. O painel contou ainda com representantes do Uruguai, Colômbia e República Dominicana, além da mediação da CAF – Banco de Desarrollo de América Latina y el Caribe, sendo realizado na Universidad Iberoamericana (UNIBE).
O evento reuniu especialistas, gestores públicos, universidades, investidores, aceleradoras e lideranças de diversos países da América Latina. Entre os temas abordados estiveram o fortalecimento dos ecossistemas de inovação, empreendedorismo dinâmico, inteligência artificial aplicada às políticas públicas, inclusão social e desenvolvimento econômico, sustentabilidade e inovação territorial, articulação entre governos nacionais e iniciativas locais, e governança colaborativa.
Segundo o secretário, o convite representou um reconhecimento institucional ao trabalho que Criciúma vem desenvolvendo nas áreas de governança, inovação e cidades inteligentes. Ele destacou que foi uma grande honra representar o município e o Brasil em um debate internacional que envolve políticas públicas e os desafios da sociedade contemporânea, o que demonstra que as iniciativas locais estão sendo observadas no exterior.
O convite para a participação ocorreu em reconhecimento à atuação de Criciúma nas discussões relacionadas à transformação digital, inovação governamental, sustentabilidade urbana e fortalecimento do ecossistema de cidades inteligentes. Além de atuar como painelista, o secretário também integrou o “X Encuentro de la Red de Gestores de Política de Emprendimiento Dinámico e Innovador de América Latina”, uma agenda restrita a gestores públicos e especialistas do ecossistema latino-americano de inovação.
A participação no evento fortaleceu a inserção de Criciúma em redes internacionais de cooperação, inovação urbana e desenvolvimento de ecossistemas inteligentes, ampliando as oportunidades de intercâmbio de experiências e futuras parcerias estratégicas para o município. O 15ST Prodem celebrou os 15 anos do encontro internacional promovido pela rede PRODEM/GEIAL e reuniu grandes nomes da América Latina, Estados Unidos e Europa.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro