Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeito Lírio e vice Adriano reúnem-se e falam sobre reflexos municipais da Greve dos Caminhoneiros

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/05/2018 13:54 - Atualizado em 25/05/2018 14:45
Prefeito Lírio e o vice Adriano demonstraram apoio à Greve Nacional dos Caminhoneiros (Foto: Prefeitura de Xaxim) Prefeito Lírio e o vice Adriano demonstraram apoio à Greve Nacional dos Caminhoneiros (Foto: Prefeitura de Xaxim)

Na manhã desta sexta-feira (25), o prefeito Lírio Dagort e o vice-prefeito Adriano Bortolanza reuniram a equipe de secretários e diretores municipais, além de vereadores, para tratar sobre os reflexos da Greve Nacional dos Caminhoneiros no município de Xaxim. Após a conversa, o prefeito Lírio convocou a imprensa local para uma coletiva onde foi apresentada a situação municipal com o racionamento de combustível.

Na oportunidade, o prefeito Lírio ressaltou que os trabalhos externos na Secretaria da Infraestrutura seguem paralisados; na Secretaria da Educação e Cultura o combustível para o transporte escolar está garantido até quarta-feira (30), com exceção de alguns terceirizados, que abastecem com gasolina, que poderão ficar sem combustível e, nestes casos, os alunos que não conseguirem chegar à escola terão as faltas abonadas; na Secretaria da Saúde, há reserva de combustível para transporte de urgência e emergência; nas demais secretarias a situação segue normalizada e os deslocamentos com veículos oficiais deverão ser realizados somente em extrema necessidade para racionamento do combustível.

O prefeito solicitou apoio aos caminhoneiros e salientou a importância deste movimento, que considerou legítimo, além de pedir a compreensão e sensibilidade da comunidade xaxinense. “Estamos preparados para suportar a falta do combustível até a quarta-feira. Até lá, esperamos que o Governo Federal analise a importância das reivindicações dos caminhoneiros e ofereça soluções. Xaxim está apoiando esta greve, que é justa e necessária. Acreditamos que logo o Governo Federal tome consciência e volte atrás nestes valores praticados atualmente, que são irreais à economia nacional”.

MARCHA DOS PREFEITOS

Durante a coletiva, o prefeito Lírio expôs sobre a participação durante a semana na Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios, que aconteceu em Brasília entre os dias 21 e 24 de maio. “Neste ano, nosso encontro foi um dos melhores da história, até pela quantidade de prefeitos que estiveram presentes e que apresentaram as demandas municipalistas aos deputados, senadores e Governo Federal. Uma das principais bandeiras foi a reivindicação de 1% extra do Fundo de Participação dos Municípios, que para Xaxim, no mês de setembro, irá significar R$ 700 mil a mais nos cofres públicos”.

Ainda, o prefeito Lírio destacou que foi colocado em pauta em Brasília o retorno do imposto das compras efetuadas com cartão de crédito aos municípios, que até então não fica ao município de origem da compra.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro