Lê Notícias - - Amin sensibilizado ao Senado; Inclinação...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Amin sensibilizado ao Senado; Inclinação turbina Merisio; Mariani pisa no Oeste; A influência de Jerônimo Coelho; Dirceu Dresch no Duas Perguntas

Por: Marcos Schettini
24/07/2018 22:19 - Atualizado em 25/07/2018 01:11

Jerônimo Coelho e sua influência vitoriosa

Seis vezes deputado estadual, ministro da Marinha e de Guerra, jornalista de feições opinativas fortes, é assinante da fundação da Maçonaria em SC e do Dia da Imprensa Catarinense. Homem de equilibrada visão política e econômica, fiel aos ideais que tremulou, será homenageado neste dia 27 de julho, na comemoração aos 86 anos da ACI e aos 50 anos da Casa do Jornalista, presidida pelo competente e sensível jornalista Ademir Arnon (foto), na Praça XV, ambiente onde seu busto está observando a moralidade e a ética, valores perdidos e fragilizados pela classe política que ele, em vida, defendeu. O fechamento do evento, com a Banda de Música da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, coroa o reconhecimento. Assinada pelo coordenador regional da ACI, o jornalista Marcos Bedin, e um leque de profissionais, aplaudem, em 04 de agosto, os 50 anos de atividade profissional de Luiz Carlos Prates e Alberto Gonçalves de Souza, em Chapecó. Arnon fazendo acontecer.


O que significa este novo desafio em concorrer para deputado federal?

Significa a renovação, a coragem de seguir em frente. Coloquei o meu nome à disposição do partido para disputar o cargo de deputado federal por Santa Catarina porque acredito e defendo a renovação na política. A população catarinense já me deu a confiança de representá-la com três mandatos de deputado estadual, agora é preciso abrir espaço para as novas lideranças do nosso partido. Não é um desejo apenas individual. Eu represento um projeto político coletivo em prol de políticas que sejam transformadoras, que garantam dignidade para as pessoas e direitos para a classe trabalhadora. Essa força coletiva, formada por entidades, movimentos sociais e lideranças comunitárias e políticas, defende que eu seja pré-candidato a deputado federal. É um grande desafio, para o qual estou motivado e preparado.

Quais ideias o senhor vai defender em favor de Santa Catarina?

Santa Catarina tem uma carência de lideranças comprometidas com os trabalhadores em Brasília. A maioria dos atuais deputados catarinenses votou a favor da retirada de direitos trabalhistas, pela aprovação de medidas que resultaram na entrega do petróleo do Pré-Sal para empresas estrangeiras. Votou a favor do congelamento de investimentos em saúde, educação e segurança, e poiam um governo que corta os recursos para a agricultura familiar e que quer retirar conquistas sociais como a aposentadoria digna. Isso fica claro nas perdas que o nosso Estado tem tido, seja de obras ou recursos, no aumento do desemprego e na perda de direitos dos trabalhadores. Minha pré-candidatura se insere nesse contexto de ser instrumento da mudança que a população anseia, da vontade de mudar o rumo do Brasil, para por um fim nos privilégios imorais de quem está na cúpula dos três poderes, de defender a soberania, de fazer o nosso Estado, os trabalhadores do campo e da cidade, ter voz forte na Câmara dos Deputados.


Ele

O nome de Esperidião Amin, sempre é, ao lado da esposa, primário na preferência de quem quer sua luz e inteligência política. Armado de capacidade de persuasão junto a quem decide em outubro, o ex-governador é luz no pleito.

Ela

Angela Amin afastou-se de sua sensibilidade eleitoral e, acompanhando a matriarca até o desaparecimento recente, poderia voltar-se às discussões. Ora sinalizando dentro, ora fora, a ex-prefeita teria desejo de retorno. Se o cônjuge recolher-se.

Decisão

Esperidião teria dito aos seus próximos que, neste sábado, vai martelar pelo Senado, encerrando, coroado, a vida pública que lhe concedeu além da sua imaginação quando criança. Via-se professor e, indo além disso, fez escola.

Mistura

Inclinando-se ao Senado, o ex-governador entende o momento do ciclo vitorioso que, ao longo de sua trajetória, deu seu nome como referência ao país. Sinalizando para compor, leva Colombo à tira colo para ambos entrarem.

Dívida

Caso faça-se nesta direção, Esperidião torna-se aliado primário de Gelson Merisio e financiador pleno de um boleto político impagável. Uma espécie de Brasil em relação ao FMI que o presidente do PSD terá para toda a vida.

Resposta

Neste caso, depois de voltar a SC com forte água-benta da garantia ao Senado que recebera de Geraldo Alckmin, Colombo senta à mesa com Esperidião e faz o gesto de amor a Gelson Merisio, na mesma intensidade, de olho no passaporte.

Conjugado

Será à moda LHS que Esperidião vai levar Raimundo Colombo à tira colo como o fez, em 2010, o maior ulyssista de SC. Naquele momento, tal qual o lageano hoje, o tucano converteu-se, de um gesto pessoal, em senador.

Também

Por isso que a inclinação à causa do DNA, que ambos afirmaram, um em Criciúma, outro na super convenção de Gelson Merisio, diz muito. O primeiro no Sul, o outro na capital, sábado, estão no diapasão político que a todos beneficia.

Densidade

Caso o raciocínio dê luz, nasce uma coligação que coloca em xeque o PSDB e chama João Paulo Kleinübing às discussões. O ex-PFL, até então vinagre neste azeite, perceberia-se à vontade em três direções a escolher.

Balança

O presidente do Democratas em SC, se Esperidião caminhar rumo à liderança de GM, fica pressionado por osmose ou, rebelde, decide por sua ida em chapa pura, Mauro Mariani ou Paulo Bauer. Valendo-se quanto pesa.

Cavocando

Mauro Mariani visita o Oeste para fecundar suas ideias em direção ao grito das urnas, acompanhado de todo aparato de lideranças que o partido dispõe. Neste chão, vai dizer sua limpeza moral e a cabeça erguida na vida política.

Fato

O presidente do MDB vai explorar sua trajetória iniciada em Rio Negrinho e que, desde lá, deixou rastros de moralidade e ética que atinge a esmagadora classe política. Os programas, já sendo filmados, vão mostrar sua leveza.



Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro