Close Menu

Busque por Palavra Chave

Empretec estimula ações empreendedoras em empresários de Chapecó e região

Por: LÊ NOTÍCIAS
30/07/2018 16:27
Empretec trabalhou características empreendedoras nos participantes (Foto: MB Comunicação) Empretec trabalhou características empreendedoras nos participantes (Foto: MB Comunicação)

Com o objetivo de desenvolver características de comportamento empreendedor, bem como a identificar novas oportunidades de negócios, o Sebrae/SC promoveu, em Chapecó, mais uma edição do Empretec, a terceira somente este ano. Durante a última semana, os empreendedores foram imersos na metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e desafiados em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso deve agir.

O programa foi ministrado pelos consultores credenciados ao Sebrae/SC Jaime Folle e Olavo Degeroni. A metodologia trabalhou as dez características comportamentais do empreendedorismo. São elas: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança.

Com base em cada um dos passos os participantes enfrentaram um desafio de abrir uma empresa fictícia e aplicar todas as características. “Durante o programa, os participantes têm um grande processo de mudança. Podemos dizer que é uma mudança radical na forma de pensar a gestão de negócios. Um passo importante, e bastante destacado durante as aulas, é aprender a correr riscos porque o sucesso mora ao lado de quem se arrisca”, ressaltou Folle.

Segundo o consultor, os empreendedores têm a mesma forma de pensar no mundo inteiro. “No Empretec eles aprendem a ter esse comportamento empreendedor. Muitas pessoas se aventuram a ser empresários sem se preparar. É importante lembrar que a questão não é apenas ter capital para investir, mas é fundamental ter essa visão empreendedora”, complementou.

NA PRÁTICA

Francine Roman é sucessora em uma empresa familiar no município de Concórdia. A transportadora tem mais de 40 anos de história e, ao lado do pai e do irmão, Francine toma conta dos negócios. A jovem, que já conhecia o Empretec por indicações, se surpreendeu positivamente com a metodologia a qual caracterizou como transformadora.

“Muitos dos conteúdos trabalhados no Empretec já estão sendo aplicados no dia a dia da empresa. É um processo transformador de imersão, mexe em todos os sentidos no nosso modo de pensar e agir. Conseguimos acompanhar mudanças em situações que não nos dávamos conta em rotinas já adotadas na empresa, mas que com o Empretec abre um novo olhar”, observou.

Para ela, a maior lição que levará do Empretec é a importância do planejamento e do estabelecimento de metas. “Estamos em um processo de profissionalização na empresa e o Empretec veio para somar nessa transformação e evolução profissional e pessoal. Foi uma oportunidade incrível. É mais do que um curso, é uma mudança pessoal em todos os sentidos”, concluiu Francine.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro