Close Menu

Busque por Palavra Chave

Gran Mestri capacita produtores de leite e premia por produtividade

Gran Mestri Cerca de 130 produtores participaram do evento que contou com duas palestras Cerca de 130 produtores participaram do evento que contou com duas palestras

A segunda Convenção de Pagamento da Poupança Mais Leite e Programa Mais Leite Saudável aconteceu no clube comunitário da Linha Sete, em Guaraciaba, no Extremo-Oeste. Cento e trinta e seis produtores e familiares dedicaram o dia ao conhecimento. Foram duas palestras cujo tema principal era a Contagem de Células Somáticas (CCS) que revela a capacidade de autodefesa do úbere da vaca para mastites. No primeiro momento, o médico veterinário Enedi Zanchet apresentou a cartilha técnica, descrevendo e explicando a importância no controle de cada item dentro da propriedade.

Na segunda palestra, o foco do médico veterinário Rafael Ortega Arias Velasco foi o controle da CCS do rebanho de forma inespecífica - através do manejo de ordenha, gestão de análises de CCS individual e cultura de amostras, avaliação, regulagem e manutenção dos equipamentos de ordenha - e de forma específica, por meio do uso de vacinas para o controle de mastites.

Hoje a Gran Mestri Alimentos conta com plantel de 5300 animais em produção. O médico veterinário da empresa, Christian da Fonseca, explicou que se a contagem for superior a 400 mil células somáticas, a queda na produtividade de leite chega a 20%. "Atualmente a média da empresa é de 320 mil por vaca. Temos até o final deste ano para reduzir este número a, pelo menos, 250 mil. Com rebanho mais saudável, o produtor reduz custos e aumenta o rendimento da propriedade e a empresa ganha em qualidade e produtividade", destacou.

Atualmente, a Gran Mestri custeia a coleta e a análise das amostras através de uma parceria com o Ministério da Agricultura. O trabalho visa a qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor e almeja a manutenção da excelência também nos novos queijos que serão produzidos. A primeira fábrica brasileira de provolone e gorgonzola com receita italiana será inaugurada no dia oito de dezembro.

Reconhecimento

A qualidade dos produtos Gran Mestri depende do bom trabalho do produtor de leite. Para reconhecer a dedicação dos integrados, a empresa distribuiu mais de R$500 mil. A fábrica segue as normativas europeias de produção e necessita de matéria-prima à altura. "Nossos produtores rurais atingiram o padrão internacional de qualidade. Merecem a valorização", elogiou o presidente Acari Menestrina.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro