Close Menu

Busque por Palavra Chave

Campo Escoteiro Padre Edgard será inaugurado hoje em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/03/2019 14:58
Divulgação/LÊ Campo Escoteiro Padre Edgard é o segundo do Estado e único de total propriedade da entidade catarinense Campo Escoteiro Padre Edgard é o segundo do Estado e único de total propriedade da entidade catarinense

Autoridades escoteiras, civis, representantes de grupos e outros convidados marcarão presença nesta sexta-feira (08), às 17 horas, em Xaxim, quando será inaugurado o novo campo escoteiro de Santa Catarina. Denominado Campo Escoteiro Padre Edgard, em homenagem a memória do líder religioso e escotista muito querido pelos catarinenses. O empreendimento é o primeiro Campo Escoteiro de propriedade total dos Escoteiros de Santa Catarina e resulta da busca incessante da diretoria regional para que os grupos catarinenses tivessem mais uma estrutura à disposição do escotismo, amenizando custos para a participação em eventos do movimento, tanto para jovens, quanto para adultos.

A ideia de um campo escoteiro no oeste foi levantada durante a Assembleia Regional, em Pomerode, em 2017, por um adulto voluntário de Xaxim. Absorvida pela diretoria estadual e, com suporte do Grupo Escoteiro Áquila, de Xaxim, tornou-se realidade. A área do Campo Escoteiro foi doada pela família de Juraci e Roselane Folle, inicialmente ao grupo escoteiro local e, posteriormente, aos Escoteiros de Santa Catarina. “Essa família está fazendo um grande bem às pessoas, pois nesse local serão capacitados adultos a serviço do escotismo, que atuarão com centenas de jovens, crianças e outros adultos, com o objetivo de contribuir para um mundo mais agradável, através de um melhor posicionamento na vida e na sociedade, sem contar que o espaço irá servir para atividades de jovens de todo o estado”, destaca o diretor do Campo Escoteiro Padre Edgard, Rudinei Frese.

A área de aproximadamente 20 mil metros, equivalente a quatro campos de futebol, aproximadamente, está localizada próximo à BR-282, no km 524. A fauna e a flora proporcionam um ambiente agradável e contato harmônico com a natureza. O riacho e a fonte de água potável valorizam ainda mais o local e evidenciam a beleza e a natureza abundante do lugar, ideal para a prática escoteira. O Campo recebeu várias modificações para possibilitar a construção dos galpões e acomodar campistas e estacionamento, além da estrutura de arvorismo, a ser instalada em breve. Desde novembro foram investidas muitas horas de máquina, vários trabalhadores e a dedicação exclusiva de dois voluntários do movimento, de Xaxim, para preparar o local com a estrutura suficiente para iniciar as atividades.

Distante 40 quilômetros do aeroporto de Chapecó, próximo de restaurantes, hotéis e do cento da cidade de Xaxim, o Campo Escoteiro Padre Edgard é um compromisso da diretoria para ampliar o escotismo e oportunizar o conhecimento para adultos voluntários e outros membros do movimento. “O foco da nossa atuação é o membro juvenil. Em tudo que fizemos, o objetivo final é ele, porque acreditamos que ao longo de sua vida no escotismo construirá valores que o farão ser a diferença na sociedade. Diante disso, todo o esforço em estruturas e método para tornar possível a prática do escotismo, terá grande valor. Foi nesse sentido que pensamos o Campo Escoteiro Padre Edgard. É mais uma conquista dos grupos escoteiros de Santa Catarina. Essa estrutura é deles, que nos motivaram nesse projeto”, destacou o presidente dos Escoteiros de Santa Catarina, Celso Menezes.

A edificação do Campo Escoteiro Padre Edgard teve o importante apoio da família de Juraci e Roselane Folle, com a doação da área, da Civil Engenharia, que desenvolveu o projeto inicial, da Engetop, que desenvolveu a agrimensura do local, aos voluntários do Grupo Escoteiro Áquila e às famílias Gabriel e Vial, lindeiros do Campo, além da administração municipal de Xaxim.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro