Close Menu

Busque por Palavra Chave

Escola e Ceim Dom Bosco realiza caminhada em parceria com a Apae de Xaxim para marcar Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Por: LÊ NOTÍCIAS
03/04/2019 11:42 - Atualizado em 03/04/2019 11:45
Prefeitura de Xaxim Crianças e adolescentes percorreram a Av. Plínio Arlindo De Nês em prol de um presente e futuro mais justos e igualitários Crianças e adolescentes percorreram a Av. Plínio Arlindo De Nês em prol de um presente e futuro mais justos e igualitários

Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Escola Básico Municipal e Ceim Dom Bosco e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Xaxim realizaram uma caminhada na tarde desta terça-feira (02) pela avenida Plínio Arlindo de Nês até a Praça Frei Bruno. Aproximadamente 550 pessoas, entre alunos e profissionais das duas instituições de ensino, participaram da caminhada e chamaram a atenção da comunidade para o Transtorno de Autismo, que compromete o sistema nervoso e apresenta sintomas de dificuldade comunicativa e de interação social, demonstra interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.

De acordo com a diretora Priscila Delavy Martins, crianças e adolescentes do Infantil 4 à 9ª série participaram da caminhada acompanhadas pelos professores, direção e Associação de Pais e Professores da EBM e Ceim Dom Bosco. “Foi uma oportunidade de levar ainda mais informação aos nossos alunos, pais e à comunidade em geral sobre o autismo. Temos alunos autistas na escola e, também por conta disso, trabalhamos o tema constantemente tanto na teoria quanto na prática diária. Esperamos ter somado com a construção de um mundo mais igualitário e feliz em que as diferenças possam ser melhor aceitas. O nosso agradecimento à Secretaria Municipal de Educação e Cultura pelo apoio, aos profissionais e alunos da escola”.

Já o secretário de Educação e Cultura, Rubens Marafon, expôs que “a iniciativa da EBM e Ceim Dom Bosco engrandece a Educação do nosso município. Nesta tarde, presenciamos o interesse da comunidade durante a caminhada em entender um pouco mais sobre o autismo e isso faz muita diferença para as famílias de autistas e para as próprias crianças, jovens e adultos autistas que poderão se desenvolver em um ambiente mais preparado para recebê-los da melhor forma. O assunto é também pauta do trabalho nas demais unidades de ensino e nós, enquanto Secretaria, incentivamos para que a informação chegue a cada um dos nossos estudantes e, por meio deles, às famílias xaxinenses”.

Para a diretora da Apae de Xaxim, “é preciso falar sobre o autismo, deixar na ‘boca do povo’, pois assim as pessoas saberão melhor como colaborar com o bem-estar dos autistas e de suas famílias. Por isso, essa caminhada em parceria com a Escola e Ceim Dom Bosco foi de grande valia para a história de Xaxim. Todos os dias avançamos um pouco mais na compreensão deste transtorno, dos demais e das deficiências como um todo. Agradeço pelo apoio do Poder Público, que sempre nos recebe e incentiva o trabalho em nosso município, e a cada um dos profissionais e alunos que integraram a caminhada”.

Lucilei Heinz é coordenadora da EBM e Ceim Dom Bosco e mãe do Leonardo, de 7 anos, que é autista. Ela acompanhou o filho durante a caminhada e destacou o desafio diário e alegria com cada conquista do menino. “O trabalho para oferecer mais tranquilidade e contribuir com o desenvolvimento do Leonardo e das outras crianças autistas é contínuo. Na escola, por exemplo, nós e a direção temos o cuidado de mantê-los sempre com a mesma turma, na qual já estão familiarizados, e explicar aos colegas como funciona, basicamente, o mundo de uma criança autista. Em casa e em sociedade, da mesma maneira. Aos poucos estamos avançando e essa caminhada é demonstração disso. Tenho muito orgulho do meu filho e a doação é recompensadora”, finalizou.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro