Valor do Trabalho
O trabalho revela o grau de humanidade que atinge tanto a pessoa humana, quanto a sociedade. Trata-se de uma atividade que caracteriza e realiza o ser humano. Trata-se de uma atividade que caracteriza e realiza o ser humano; é reflexo de sua vocação, revela a sua condição e conta sua história. Através do trabalho, o ser humano distingue-se dos demais seres da criação. O trabalho não é definido só enquanto produção de bens, nem é um fim em si mesmo. Ele exprime o ser humano que se desdobra a serviço dos outros, constituindo-se numa oferenda ao próprio Deus.
Oportunidade de esperança
É tempo favorável de crescimento na unidade, no serviço e na entrega de nossas vidas pelos nossos irmãos e irmãs. Muitas pessoas se apresentam a nós desfiguradas pelos golpes da vida. São crianças famintas e sem lares, homens e mulheres desempregados, mulheres violentadas pelo machismo e negros atingidos pelo racismo, jovens excluídos da sociedade e sem esperanças, idosos esquecidos e abandonados por seus familiares. Faze de nós que cremos em ti mensageiros que acolhem, cuidam e dão OPORTUNIDADE DE ESPERANÇA.
O feixe de varas
Um pai, em seu leito de morte, antes de perder totalmente os sentidos, quis deixar uma lição de sabedoria aos sete filhos. Pediu sete varas de vime, deu uma a cada filho para que participasse. Assim o fizeram e as varas foram partidas. Tomou outras sete, juntou-as e as deu ao primeiro com a ordem de parti-las. O filho mais velho se esforçou de todas as maneiras, mas não conseguiu rompê-las. Assim, o pai quis que todos o fizessem e experimentassem parti-las, mas não conseguiram. Volta-se aos filhos e diz: “Se vocês permanecerem unidos, ninguém conseguirá desuni-los, mas se não permanecerem unidos, facilmente serão vencidos. Reflexão: a união faz a força.
Pensamento
O trabalho é uma grande cura para todas as calamidades e misérias que acometem a humanidade.
- Thomas Carlyle.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro