Lê Notícias - Região - Ceom atualiza dados de sítios arqueológicos da região
Close Menu

Busque por Palavra Chave

RECADASTRAMENTO

Ceom atualiza dados de sítios arqueológicos da região

Por: LÊ NOTÍCIAS
19/06/2019 08:56 - Atualizado em 19/06/2019 08:57
Unochapecó O projeto visitou o sítio localizado em linha Aparecida, em Itapiranga O projeto visitou o sítio localizado em linha Aparecida, em Itapiranga

O único meio de acessar o passado de nossa região é por meio de vestígios deixados por quem já viveu aqui muitos anos atrás. Eles contam a história de sociedades antigas e ainda contribuem para reconstituir o ambiente, as paisagens e o clima da época. Por isso, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) da Unochapecó em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está atualizando dados previamente coletados sobre a localização e o estado de preservação dos sítios arqueológicos das Regiões Oeste e Planalto de Santa Catarina. A segunda etapa do Projeto de Recadastramento segue até julho deste ano.

Nesta fase, a equipe visita os municípios de Águas de Chapecó, Caibi, Caxambu do Sul, Cunha Porã, Itapiranga, Mondaí, Palmitos, Pinhalzinho, São Carlos, Saudades, Barra Bonita, Dionísio Cerqueira e São João do Oeste. Nesses municípios estão registrados mais de 150 sítios arqueológicos. Um deles é o ACH-LP-07, localizado em Águas de Chapecó. Ele registra a presença mais antiga do homem em Santa Catarina, que ocorreu há 11.700 anos.

Outro local importante é a região de Itapiranga, que foi alvo de pesquisa realizada pelo padre jesuíta João Alfredo Rohr, em 1966. Ele registrou 53 sítios arqueológicos a pedido da então Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, atual Iphan. Com isso, João revelou pela primeira vez a importância e a riqueza do patrimônio arqueológico da região do alto Uruguai.

Para a coordenadora do Ceom e do projeto, professora Mirian Carbonera, as atividades de campo revelam que a conservação dos sítios está bastante comprometida. "Ainda está faltando conscientização sobre a importância desses locais, pois muitas pessoas não valorizam este patrimônio e não contribuem para sua preservação”, completa.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro