Close Menu

Busque por Palavra Chave

Educação projeta metas de suporte para o Novo Ensino Médio em 2020 em SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
13/09/2019 08:54
Ascom Representantes de SC foram a Brasília em evento que abordou sobre as novas diretrizes do ensino médio Representantes de SC foram a Brasília em evento que abordou sobre as novas diretrizes do ensino médio

A rede estadual de ensino de Santa Catarina esteve representada no 2º Encontro da Frente de Trabalho Currículo e Novo Ensino Médio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), em Brasília, entre segunda, (09) e quarta-feira (11). O evento reuniu quatro representantes de cada uma das 27 unidades da federação, em uma imersão sobre diretrizes de implementação do Novo Ensino Médio, que ocorre a partir de 2020.

A secretária adjunta de Estado da Educação de Santa Catarina e coordenadora da Base Curricular no Estado, Carla Silvanira Bohn, acompanhou os trabalhos junto à equipe técnica catarinense e falou sobre a relevância da interação entre os estados, na discussão de fundamentos no Novo Ensino Médio, de arquitetura curricular e dos itinerários formativos.

“O encontro foi um momento rico e aprofundado, em que cada estado compartilhou conhecimentos, estratégias e práticas, assim como preocupações sobre a implementação do novo modelo. Isto vai além de uma abordagem conceitual e nos faz voltar a Santa Catarina com um conjunto de metas para dar suporte de implementação às nossas escolas”, declarou a secretária adjunta de Estado da Educação.

METAS

A equipe de Santa Catarina participante do evento formulou um conjunto de metas para apoiar os educadores e gestores escolares durante a implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual de ensino. O compromisso com o novo modelo compreende um processo gradativo, que começa com a adesão de parte das 1071 unidades escolares e em etapas. Conheça as metas desenvolvidas após o encontro.

1. Sensibilizar toda a rede sobre os fundamentos do Novo Ensino Médio (NEM);

2. Trabalhar pela redução de ansiedade das 120 escolas-piloto, considerando que, em 2020, processo iniciado terá flexibilização, ou seja, ampliação de carga horária e não o início dos itinerários formativos;

3. Concluir e validar a arquitetura de implementação com cronograma claro e desenho de progressão para disseminação em toda rede;

4. Verificar a conformidade da versão preliminar do Currículo do Ensino Médio com a rubrica de orientação do MEC;

5. Aprovar o currículo de referência até julho de 2020;

6. Estabelecer o plano de formação continuada para rede;

7. Estruturar o plano de monitoramento e avaliação do NEM;

8. Em 2021, ampliar 30% da rede no NEM, e, progressivamente os demais 70% em 2022, contemplando os 100% que confere a legislação, de atendimento até 2023.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro