Close Menu

Busque por Palavra Chave

Câmara de Vereadores de Chapecó promove debate sobre acessibilidade no transporte público

Por: LÊ NOTÍCIAS
17/12/2019 09:48
Câmara de Vereadores de Chapecó Com a presença de lideranças, assunto foi discutido devido ao mau funcionamento dos elevadores do transporte coletivo Com a presença de lideranças, assunto foi discutido devido ao mau funcionamento dos elevadores do transporte coletivo

Na tarde de segunda-feira (16), atendendo ao requerimento do vereador Cleber Ceccon (PT), o Poder Legislativo de Chapecó realizou reunião de trabalho para debater as dificuldades que as pessoas com deficiência têm enfrentado, em Chapecó, em relação ao funcionamento dos elevadores do transporte coletivo.

Além do vereador proponente, participaram do encontro a secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade Urbana de Chapecó, Luciane Stobe; os representantes da Auto Viação Chapecó, João Carlos Scopel e João Carlos Scopel Filho, e o vice-coordenador da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Chapecó (FCD), Marcio Correia. Também estiveram presentes demais membros de entidades representativas de pessoas com deficiência.

O vereador Cleber explica que várias pessoas relatamproblemas de instabilidade no funcionamento das plataformas de elevação dos ônibus do transporte público do município. “Solicitei essa reunião de trabalho a pedido do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, eu já havia feito contato anteriormente com os envolvidos, porém, é importante proporcionar essa interação entre as partes, para que possamos adotar uma postura mais resolutiva”, explica.

O representante da FCD, Marcio, destacou que, muitas vezes, a pessoa com deficiência deixa de sair de casa, pois teme passar por situações constrangedoras. “Queremos que os cidadãos tenham garantido o direito de ir e vir”.

Em relação à fiscalização, a secretária Luciane explicou que a prefeitura tem acompanhado os casos de não funcionamento de plataformas e que, inclusive, já foram aplicadas penalidades à empresa. “Estamos cientes do problema e estamos empenhados para que seja sanado. Pedimos aos usuários que entrem em contato com a Secretaria sempre que houver um problema com o transporte público para que possamos auxiliar”, esclarece.

O diretor da Auto Viação explica que a marca dos elevadores adquiridos inicialmente pela empresa não correspondeu aos critérios de qualidade esperados. “Estamos cientes do problema e queremos esclarecer que, infelizmente, compramos um produto de qualidade ruim. Também temos tido dificuldades com os elevadores 100% automáticos e os estamos substituindo por semiautomáticos. Nos comprometemos a realizar a troca ou manutenção dos elevadores que apresentam problemas”, explica.

Como encaminhamento do encontro, o vereador destacou o comprometimento da empresa para melhorar esse serviço e a importância do relato dos usuários do transporte público para que o mesmo possa ser aprimorado. “É muito importante que os cidadãos que enfrentem problemas com a acessibilidade no transporte público, entrem em contato com a Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade e façam seu relato. Dessa maneira, os encaminhamentos legais podem ser dados”, finaliza o vereador.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro