A lição do beija-flor
Houve um grande incêndio na floresta e todos os bichos começaram a fugir apavorados. O beija-flor, porém, não desistiu: ia ao lago, pegava uma gota d´água e jogava novamente na floresta em chamas. O tatu, vendo aquilo, perguntou: - Beija-flor, você acha que vai conseguir apagar um incêndio tão grande com essa gotinha d´água? E o beija-flor respondeu: - Sozinho, acho que não, mas estou fazendo a minha parte. Reflexão: se cada um de nós fizer um pequeno gesto de paz, poderemos viver sem violência.
Aprendendo a se comunicar bem
Muitas pessoas se queixam da dificuldade que têm para se comunicar. Algumas se dizem muito tímidas, outras não conseguem encontrar as palavras certas e acabam falando muito, mas não conseguem transmitir bem suas ideias. De qualquer forma, uma boa comunicação pode ser adquirida pelo esforço, pela dedicação e pelo treinamento. Basta que a pessoa busque sempre se aperfeiçoar. O primeiro passo é vencer a timidez. Depois é preparar bem o assunto sobre o qual se vai falar. A leitura de livros, jornais e revistas também ajuda muito. No mais, o importante é praticar e ter sempre na cabeça que comunicar-se bem é fazer com que a mensagem atinja o coração dos interlocutores. Não tenha medo e saiba que você tem toda condição de se comunicar cada vez melhor.
Memória
Uma pesquisa holandesa concluiu que o consumo de peixes gordos, salmão e atum, por exemplo, reduz a perda de memória e do processamento de informações no cérebro com o passar da idade. Esse consumo reduz o declínio típico da média idade graças à presença de ácidos graxos, como o ômega 3.
Pensamento
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes".
- Cora Coralina
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro