Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Palhoça apresenta aos vereadores ações e custos relacionados ao coronavírus

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/06/2020 17:46
Prefeitura de Palhoça Encontro foi liderado pelo prefeito de Palhoça, Camilo Martins Encontro foi liderado pelo prefeito de Palhoça, Camilo Martins

Na tarde desta segunda-feira (15), a Prefeitura apresentou para o Poder Legislativo Municipal todas as medidas adotadas para reduzir a contaminação pelo novo coronavírus, e as ferramentas utilizadas para manter a população informada com transparência dos investimentos realizados e de casos no município.

No encontro proposto pelo prefeito Camilo Martins, o Palhoça Lab, laboratório de inovação formado por administradores públicos municipais, explanou para onze vereadores, que se fizeram presentes, sobre cada ação realizada e cada dado técnico informados no Portal Transparência Covid, no Painel de Status dos Casos e mensagem por meio do aplicativo WhatsApp. No gabinete dos vereadores ausentes, vão ser protocolados os materiais informativos com o conteúdo do encontro.

“Não estamos medindo esforços para trabalhar no enfrentamento dessa pandemia. Infelizmente, diante de tantas informações falsas sendo divulgadas e que criam um pânico desnecessário em toda população, esse canal é uma forma de deixar a população consciente da situação em Palhoça”, explicou o prefeito, Camilo Martins.


Portal da Transparência Covid-19

É um portal de informações sobre as movimentações municipais para o combate ao novo coronavírus, com prestações de contas específicas, dentro do Portal da Transparência municipal, sobre a utilização de recursos públicos para enfrentamento da emergência de saúde pública.

O portal disponibiliza gastos diários com aquisição de bens, serviços e insumos de saúde, além de contratos e possíveis aditivos, valores pagos aos fornecedores, licitações e ordens de compras realizadas, juntamente com os produtos adquiridos.

A secretária municipal de Administração explica que objetivo do Portal da Transparência é assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos, permitindo que o cidadão acompanhe como estão sendo utilizado e ajude a fiscalizar. “O portal de acesso público informa o que está sendo adquirido e porquê, em tempo real. Essa comunicação é de extrema importância para assegurar a regularidade das iniciativas adotadas, principalmente durante uma situação de emergência, que flexibiliza a burocracia”, conclui Cristina Schwinden.

O prefeito Camilo Martins lembrou da importância dessa prestação de contas à população com auxílio da fiscalização dos vereadores. “O objetivo dessas ferramentas inovadoras é facilitar o acesso do público a informações oficiais sobre o comportamento do novo coronavírus na cidade, e aos recursos públicos investidos para o controle”, explicou.


Painel de Status de Casos

O “Painel de Status dos Casos de Covid-19”, que faz parte do Portal da Transparência Covid-19, transmite informações diárias sobre a evolução do coronavírus, tratamento e recuperação de pacientes. Essa ferramenta de transparência administrativa é única com essa função entre os 295 municípios de Santa Catarina. O painel, com informações atualizadas diariamente sobre bairros, faixas etárias de pessoas contaminadas e outros dados, está disponível para acesso através do link http://tiny.cc/painelcovidpalhoca.


Mensagens oficiais por meio do WhatsApp

Para receber os comunicados oficiais divulgados pelo WhatsApp, como o boletim diário da pandemia em Palhoça, é necessário salvar o número (48) 99976-1776 aos contatos da agenda, enviar mensagem no aplicativo com o nome completo e o bairro em que reside e aguardar a confirmação.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro