Close Menu

Busque por Palavra Chave

TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS

Motorista de caminhão de Xaxim foi alvo da operação, afirma delegado da Polícia Federal

Oscar Biffi conversou com a reportagem do jornal Lê NOTÍCIAS sobre as operações The Wall 2 e Intrusão
Por: LÊ NOTÍCIAS
06/10/2020 15:19
Salmo Duarte/Agência RBS Delegado da Polícia Federal, Oscar Biffi, é o responsável pelas investigações das operações The Wall 2 e Intrusão Delegado da Polícia Federal, Oscar Biffi, é o responsável pelas investigações das operações The Wall 2 e Intrusão

Por Axe Schettini

A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, deflagrou nesta terça-feira (06) as operações The Wall 2 e Intrusão, ambas com o objetivo de combater o tráfico internacional de cocaína através dos portos de Santa Catarina.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Itajaí, Navegantes e Xaxim.

A reportagem do jornal Lê NOTÍCIAS conversou com o delegado da Polícia Federal, Oscar Biffi, responsável pela operação que contou 40 policiais federais e quatro servidores da Receita Federal do Brasil. De acordo com ele, o mandado de busca e apreensão realizado em Xaxim foi contra um motorista de caminhão que é residente do município.

“A investigação revelou que o motorista que levou o container até o Porto de Navegantes teria participado de sua contaminação com cocaína antes de seu ingresso no terminal portuário, também tendo sido apurado que um funcionário do recinto, já demitido, teria participado do ato criminoso interferindo para que a unidade fosse posicionada, no navio, de forma a permitir que a cocaína fosse retirada pela tripulação e jogada ao mar para posterior recuperação. No container foram encontrados itens como bolsas de flutuação, sinalizadores e GPS, o que auxiliaria no resgate da droga na costa da Europa”, disse a Polícia Federal em nota.

OPERAÇÃO THE WALL 2

A operação The Wall 2 teve início com a apreensão de 935 kg de cocaína no Porto de Itajaí em janeiro de 2020. A droga estava escondida em uma carga de argamassa com destino à Bélgica. Durante a investigação foram encontrados indícios da participação da trading responsável pela exportação e também da empresa de logística contratada para entrega da carga lícita no porto, ambas sediadas em Itajaí.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas empresas e nas residências de sócios e de funcionários diretamente envolvidos na prática delitiva. A operação recebeu esse nome porque um dos suspeitos já havia sido investigado na Operação The Wall, deflagrada em 27 de agosto de 2019.

OPERAÇÃO INTRUSÃO

A operação Intrusão tem por objetivo desarticular as atividades criminosas de motoristas de caminhão e funcionários portuários que, utilizando-se da facilidade de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes, realizaram a tentativa de exportação de aproximadamente 1,5 tonelada de cocaína, entre 2018 e 2020.

A primeira apreensão ocorreu em 22 de outubro de 2018, quando foi apreendido no Porto de Santos, em São Paulo, um container que teria sido embarcado em um navio no Porto de Navegantes. O contentor tinha como destino final a Bélgica e em seu interior foram encontrados 932 kg de cocaína em meio a uma carga de madeira.

A segunda ocorrência envolveu dois motoristas de caminhão que ingressaram no terminal portuário de Navegantes para tentar ocultar 445 kg de cocaína em um container com destino à Europa em 29 de novembro de 2019. Na oportunidade, um indivíduo integrante de facção criminosa foi preso em flagrante, tendo a investigação identificado dois motoristas de caminhão que atuaram em conjunto com o preso – um teria dado carona a ele, ocultando-o na cabine de seu caminhão, e o outro teria prestado apoio ao cuidar da movimentação dos vigilantes no terminal.

A última apreensão ocorreu no Porto de Itajaí em 16 de fevereiro de 2020, ocasião em que o Serviço de Vigilância Aduaneira da Receita Federal, ao inspecionar o interior de um container, realizou a apreensão de 114 kg de cocaína. As informações foram compartilhadas com a Polícia Federal, tendo a investigação resultado na identificação de um motorista de caminhão que teria transportado a droga até o interior do porto para a contaminação da carga. A apuração também revelou que um funcionário do terminal portuário teria participado do ato criminoso, apoiando a empreitada com o conhecimento de logística que detinha, especialmente na localização do container no pátio do porto.

Apesar de os casos não serem conexos, de acordo com a Polícia Federal, todos contaram com a participação de pessoas envolvidas no dia a dia de terminais portuários de Santa Catarina.

Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro