Close Menu

Busque por Palavra Chave

Saiba como visualizar o CNPJ/CPF em impulsionamentos de propaganda eleitoral nas redes sociais

Por: LÊ NOTÍCIAS
19/10/2020 10:40 - Atualizado em 19/10/2020 10:44
Divulgação Justiça Eleitoral de SC explica como visualizar os cadastros através do Facebook e Instagram Justiça Eleitoral de SC explica como visualizar os cadastros através do Facebook e Instagram

A Justiça Eleitoral catarinense tem recebido uma série de denúncias de propaganda eleitoral irregular nas redes sociais, especialmente relativas ao Facebook, que dizem respeito à ausência de visualização de CNPJ ou CPF quando da veiculação de anúncios por meio de impulsionamento. A resolução da propaganda eleitoral (23.610/2019) prevê em seu artigo 29 que “todo impulsionamento deverá conter, de forma clara e legível, o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do responsável”.

Ocorre que a ausência de visualização do CNPJ/CPF do contratante do anúncio trata-se tão somente de aspecto que envolve a usabilidade do produto. Com a mudança de layout do Facebook, o CNPJ/CPF só é exibido ao público após clicar no ícone “i”, que aparece no canto superior direito da imagem do anúncio impulsionado. O CNPJ/CPF ficará visível após o usuário selecionar a pergunta “Quem paga por esse anúncio?”, em conjunto com as demais informações do anunciante. O mesmo vale para o Instagram.

Assim, antes de proceder qualquer denúncia referente à ausência de CNPJ/CPF em propaganda eleitoral na internet, verifique se os passos acima descritos foram observados. Confira também este vídeo explicativo.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro