Close Menu

Busque por Palavra Chave

Filme chapecoense é disponibilizado online através de edital catarinense

Por: LÊ NOTÍCIAS
29/10/2020 10:33 - Atualizado em 29/10/2020 10:48

Na história do filme, em uma cidadezinha igual a tantas outras, uma escritora precisa entregar um romance encomendado. O prazo diminui e a criatividade não aparece. Na busca por ideias, realidade e ficção entram em conflito. A escritora descobrirá que criar uma protagonista e ser a protagonista da própria vida pode modificar o mundo real. Afinal, poeta é quem escreve ou quem vive poesia?

A literatura é a inspiração do filme de ficção “Nova Linha, Parágrafo”, produzido pela Lua Caolha Filmes e Produções, produtora de cinema e arte sediada em Chapecó. O diretor e roteirista do filme, José Boita, conta que a história foi criada com referências da literatura da geração beat, um importante movimento de jovens escritores e poetas das décadas de 50 e 60.

“Existe um mercado audiovisual consolidado e em crescimento em Chapecó. O setor audiovisual gera empregos, renda aos profissionais e retorno em impostos para a cidade. A equipe técnica e o elenco deste filme foram formados exclusivamente por profissionais de Chapecó“, explica o diretor. Boita destaca que o curta-metragem lançado em 2016 circulou e foi exibido em sessões de cinema gratuitas em diferentes espaços da cidade para contribuir na formação de público interessado nas obras cinematográficas locais e fomentar a produção do cinema de ficção na cidade, contribuindo para a expansão do setor audiovisual.

#SCulturaEmSuaCasa

Neste momento de pandemia de Covid-19, as atividades artísticas e culturais foram diretamente afetadas. Os artistas e produtores culturais ficaram impossibilitados de desenvolver suas atividades devido às medidas restritivas. Neste sentido, o edital público #SCulturaEmSuaCasa - lançado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, Fundação Cultural Catarinense, Escola do Legislativo e Alesc - vem contribuindo para o fomento da economia catarinense e tem gerado renda e a continuidade das atividades de muitos trabalhadores do setor cultural atingidos pela pandemia.

O valor total disponibilizado pelo edital chegou aos R$ 4 milhões e trabalhadores de todas as regiões catarinenses inscrevem e desenvolvem projetos culturais em plataformas online através dele. Foi o caso do filme “Nova Linha, Parágrafo”, que teve seu projeto de disponibilização em plataforma online contemplado no referido edital e agora está disponível para a audiência do público no canal de Youtube da Lua Caolha Filmes e Produções. A divulgação do link de acesso ao filme é feita também através das redes sociais da produtora. “Depois da circulação do filme por mostras de cinema presenciais, agora chegou a hora de circular para outros públicos via internet”, completa o diretor do filme.

Ficha Técnica do filme
Direção, Roteiro e Montagem: José Boita
Assistente de Direção: Sabrina Zimmermann
Direção de Fotografia: Odoni Perin
Direção de Arte: Elisangela Viana
Direção de Produção: Fernando Sbeghen
Produção: Augusto Zeiser
Produção Executiva: Bruna Deitos; José Boita
Trilha sonora original: Jakson Kreuz
Desenho de Som e Mixagem: Mr. G Comunicação Sonora
Som Direto: Guilherme Conrado
Color Grading e Finalização: Fabiane Bardemaker
Arte Gráfica: Carla Chiavini; Denis Cardoso
Maquiagem: Anjelica da Silva
Música: “Estranho Delírio” - Epopeia
Elenco: Fabiane Biazus; Emanuele Weber Mattiello; Andrei Lima de Oliveira ; Clodoaldo Calai ;
Diogo José Dreyer Teixeira ; Gabriela Soares Brum
Produtora: Lua Caolha Filmes e Produções
Cidade: Chapecó/SC
Ano: 2016

O filme foi contemplado no Edital Municipal de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Chapecó. A disponibilização online do filme tem patrocínio do Edital #SCulturaEmSuaCasa, do Governo do Estado de Santa Catarina, Fundação Cultural Catarinense, da Escola do Legislativo e da Alesc.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro