Close Menu

Busque por Palavra Chave

Código Ambiental de Chapecó é sancionado com contribuições do MPSC

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/11/2020 12:02
Divulgação Agora, o licenciamento passa a ser realizado integralmente em Chapecó, pelo órgão municipal ambiental Agora, o licenciamento passa a ser realizado integralmente em Chapecó, pelo órgão municipal ambiental

Depois de amplamente debatido com a sociedade chapecoense e com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foi sancionado no dia 28 de outubro o Código Ambiental de Chapecó. O texto da nova lei confere maior agilidade aos procedimentos ambientais, ao licenciamento e à fiscalização ambiental.

Até então, o órgão ambiental municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sedema), atuava apenas parcialmente, encaminhando os autos de infração para o Instituto do Meio Ambiente, órgão estadual. Agora, o licenciamento passa a ser realizado integralmente em Chapecó.

O projeto de lei foi discutido nas instâncias administrativas, sempre com participação do Ministério Público, e em audiência pública no ConCidade, também com a presença da Promotoria Regional do Meio Ambiente. "As contribuições da Procuradoria do Município, da Sedema e do Ministério Público permitiram aperfeiçoar o documento, que agora é uma das mais modernas leis ambientais catarinenses", considera o titular da 9ª Promotoria de Justiça, Eduardo Sens dos Santos.

Para o Promotor de Justiça, a possibilidade de notificação dos infratores por meios digitais, regras mais claras e modernas sobre recursos, prescrição, autuação, licenciamento, fauna e flora agora permitem que a administração ambiental chapecoense seja mais dinâmica e eficiente, tornando a cidade mais competitiva e justa. "Como temos excelentes profissionais na Sedema, não tenho dúvida de que esta lei será um marco na evolução da proteção do meio ambiente", conclui Sens dos Santos.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro