Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cenário embolado em Joinville; 2020 e a renovação; A importância dos partidos

Por: Weliton G. Lins
20/12/2019 10:42 - Atualizado em 20/12/2019 10:42
Tamanho da fonte: A A

Embolado

Conforme o pleito eleitoral de 2020 se aproxima, aumenta a vontade dos partidos em saber como estão seus jogadores e qual posição poderão ocupar no tabuleiro do xadrez eleitoral no ano que vem. Trabalhando com as pesquisas, sempre elas, as siglas partidárias buscam medir a temperatura das urnas, para que não tenham nenhuma surpresa lá na frente. As apostas precisam ser feitas, mas não de qualquer jeito. Quem estuda o cenário, tem mais chances de acertar, a medida em que mexer as peças do tabuleiro. Em muitas cidades, o jogo está embolado, truncado.

Joinville

Já em Joinville, maior cidade de Santa Catarina, ao contrário de 2016, o pleito de 2020 deverá ter recorde de candidaturas. Hoje se fala em no mínimo 10, mas esse número pode aumentar, já que todo partido que quer crescer em Santa Catarina, sabe que disputar no maior colégio eleitoral do Estado, é importante. Dos 10 que se apresentam, destaque para três. Darci de Matos, Rodrigo Coelho e Fernando Krelling lideram. Deputados, não tem nada a perder. Com força de grupo e capilaridade política, mostram o porquê que lideram.

Força

A força das igrejas evangélicas dentro da política tem aumentado cada vez mais. Ajudando a eleger deputados, estaduais e federais, senadores e até prefeitos, além dos vereadores, as igrejas, reduto na maioria das vezes fiel, estão ocupando os espaços que a política oferece. Seus líderes, pastores e presidentes das convenções, orientam, mostram o caminho a seguir e são seguidos, o que aumenta ainda mais a força eleitoral.

2020

Ano que vem tem eleição, sabe-se que será um teste de fogo para muitos partidos, já que a aposta na renovação continua sendo grande, alta e, para muitos, preocupante. Partidos tradicionais, como MDB, PSD, PP, PSDB, PL, PT, temem perder as prefeituras que comandam, sabem que PSL, Podemos, Novo, são siglas que podem crescer no número de prefeituras. Acontece que, para os projetos que estão ligados a 2022, obter o melhor resultado em 2020 é fundamental. A política também é saber planejar.

2022

Em Santa Catarina, por incrível que pareça, mas nem um pouco surpreendente, já temos 3 candidatos ao governo, que pretendem passar pelo crivo do eleitor em 2022. Que desejam ser candidatos, temos muito mais, mas que serão candidatos, e não temem perder a oportunidade para ninguém, são 3. Somente uma doença, uma prisão, uma morte, poderão tirar de Esperidião Amin (PP), Jorginho Mello (PL) e Carlos Moisés da Silva (PSL), da condição de candidatos a governador.

Sentimento

O pensamento do eleitor hoje é outro. O sentimento também. Focando no candidato e não na sigla que representa, o eleitor espera, mais uma vez, não se decepcionar. Enganados mais do que uma vez, custamos a crer que, novamente, poderíamos ser melhor representados. A nova legislatura está aí para tentar provar o contrário.

Boas festas

Essa é a última coluna do ano. De coração, agradecemos a parceria feita durante todo esse ano, com nossos amigos e amigas, leitores e leitoras que compartilham nosso trabalho. Que em 2020 possamos estar ainda mais juntos. Forte abraço, Deus abençoe, boas festas e feliz ano novo.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro