Um Jornalismo mais humano, sensível e inclusivo pode ser realizado de várias maneiras. Entre elas, o fotojornalismo, que é um registro fotográfico de fatos de interesse público. O trabalho de conclusão de curso (TCC), Retrato Caboclo, do egresso do curso de Jornalismo da Unochapecó, Darlei Luan Lottermann, é um trabalho que registrou a vida do caboclo na região Oeste de Santa Catarina e os espaços que eles ocupam.
O fotodocumentário Retrato Caboclo conquistou dois prêmios, o concurso fotográfico do Congresso Franco-brasileiro de Direitos fundamentais e Igualdade de Curitiba/PR e a 19ª edição do prêmio Adjori de Jornalismo, na categoria monografia, em Florianópolis.
Para a professora e orientadora do trabalho, Angélica Lüersen, os prêmios reforçam o olhar sobre os trabalhos da região, e principalmente no fotojornalismo, onde existe um potencial muito grande. "No caso do fotodocumentário, é de responsabilidade de quem vive nesse tempo documentar o que acontece, então basta que a gente olhe para essas temáticas e registre", afirma.
O jornalista Darlei Luan Lottermann, destaca que o trabalho aborda os direitos fundamentais e a igualdade, respeitando as diferenças. “A nossa sociedade é formada de seres diversos que merecem espaço e visibilidade. O caboclo, durante o processo de colonização teve grande parte de seus direitos negligenciados pelas empresas multinacionais que desapropriaram grande parte dessa população”, afirma. Darlei ressalta a conquista dos prêmios, que mostra a importância de dar visibilidade às culturas que estão nas proximidades e precisam ser lembradas pela importância que tiveram na História.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro