Por Vitória Schettini
Com o objetivo de desenvolver as áreas cognitiva e socioemocional dos alunos e comemorar o Dia do Estudante, a Escola Educação Básica Gomes Carneiro, de Xaxim, realizou na manhã desta sexta-feira (10), várias atividades com estudantes de várias turmas, sobretudo com alunos do Ensino Médio em Tempo Integral (Emiti).
Entre as ações desenvolvidas, está o projeto de xadrez humano, coordenado pela professora de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), Leonita Alves Lisboa Zilli. “Esse trabalho foi desenvolvido durante as aulas, onde os alunos aprenderam sobre a história do xadrez, e em seguida, jogamos várias partidas da modalidade e inclusive, participamos de alguns campeonatos. Os nossos alunos se dedicaram, montaram suas equipes e fizeram suas roupas”, ressalta a professora.
De acordo com Leonita, os discentes têm o desafio de aumentar a criatividade, controlar a emoção e a ter concentração. “Com o projeto de xadrez humano, eles passam por várias regras e uma aprendizagem muito grande, uma vez que porque aprendem a cooperação, o protagonismo, que é são das principais metas do Emiti”, destaca Leonita.
Para Ivonete Vanzela, coordenadora pedagógica do Emiti, o xadrez humano é uma oportunidade diferenciada de aprendizagem, em que há maior participação dos alunos. “Com o jogo, eles lidam com a possibilidade de ganhar e perder, treinam o raciocínio lógico, desenvolvem autonomia, liderança, comunicação e criam estratégias, para atingirem seus objetivos”, finaliza a coordenadora.
Além do projeto de xadrez humano, os alunos do 6º, 7º e 8º ano tiveram a oportunidade jogar crossfitness, cabo de guerra e caçador, enquanto as turmas de 3º ano do ensino médio regular jogaram vôlei.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro