Por volta das 17h10 desta quinta-feira (22), a Polícia Militar foi acionada, através da Central de Emergência, para atendimento de ocorrência de animal solto em via pública que investia contra transeuntes no bairro Chagas, em Xaxim.
No local, a guarnição avistou um cão com comportamento agressivo que investiu contra as guarnições, causando danos em duas viaturas policiais. Após contato com populares, relataram que o animal se encontrava solto em via pública desde às 16h30.
Durante esse período o cão atacou pessoas que passavam pelo local, inclusive foi necessário a intervenção de populares para que o cão não atacasse uma criança de três anos.
Nessa situação, uma vizinha que viu o cão indo em direção a criança, apanhou um pedaço de madeira e desferiu golpes no animal, momento em que diversos populares retiraram a criança e demais pessoas que estavam brincando na rua.
Diante do iminente perigo à integridade física e à vida de pessoas, as guarnições da Polícia Militar tentaram por diversas vezes conter o animal, porém, todas foram não exitosas.
Enquanto uma das guarnições buscava conter o animal, outra tentava localizar o responsável pelo cão, que também não foi encontrado. A residência que, em tese, o animal permanecia, se encontrava fechada e não possuía portão que impedia ou dificultasse a saída do cão.
Diante da agressividade do animal e após novas tentativas de contê-lo, a fim de resguardar a integridade física da população e da guarnição policial, foi necessário realizar o abate do cão.
Conforme prevê o artigo 33 da Lei de Contravenções Penais, a ação do responsável, em deixar de manter a guarda de animal perigoso em via pública colocando em perigo a segurança alheia, é passível de sanção penal.
De acordo com o relato de uma das testemunhas, a Polícia Militar evitou uma tragédia.Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro