A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) defendeu nesta terça-feira (26) que o Ministério da Saúde desenvolva campanhas educativas para alertar sobre os riscos de fumantes contraírem doenças respiratórias graves durante a pandemia provocada pelo coronavírus.
A parlamentar pediu que os meios de comunicação também desenvolvam campanhas orientando sociedade sobre a questão.
“O Brasil se destaca no mundo pelas campanhas bem-sucedidas de combate ao tabagismo, mas neste momento é preciso fortalecer o alerta para os riscos provocados pelo aumento do consumo de cigarro nestes tempos de pandemia”, afirmou a parlamentar, em audiência sobre “O Impacto do Tabagismo e da Tuberculose na Covid-19”.
Durante o debate, vários especialistas apontaram que o fumo aumenta substancialmente a ocorrência de doenças pulmonares, podendo, inclusive, desenvolver complicações mais graves em pacientes com a Covid.
Devido à crise sanitária, o Ministério da Saúde não poderá cumprir as metas de redução dos casos de tuberculose no país.
O dinheiro será aplicado, preferencialmente, em ações de prevenção contra a Covid-19 e para compra de insumos, medicamentos e equipamentos de segurança. Também poderá ser usado em obras de adequação de espaços físicos.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro