Lê Notícias - Política - Fabiano da Luz atende ao apelo de pais de...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Fabiano da Luz atende ao apelo de pais de crianças autistas e propõe dispensa de uso de máscara nas escolas

Por: LÊ NOTÍCIAS
26/03/2021 12:51 - Atualizado em 26/03/2021 12:55
Agência AL Deputado apresentou um projeto de lei prevendo a dispensa do uso de máscara para os alunos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual e para crianças com menos de três anos Deputado apresentou um projeto de lei prevendo a dispensa do uso de máscara para os alunos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual e para crianças com menos de três anos

Após conhecer o drama vivido por pais de autistas para manterem os filhos nas escolas durante a pandemia de coronavírus, o deputado Fabiano da Luz (PT) apresentou o PL 063.5/2021 prevendo a dispensa do uso de máscara para os alunos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual e para crianças com menos de três anos. A proposta objetiva chamar a atenção das autoridades para que as ações de restrições sanitárias sejam voltadas a diminuir o contágio da doença e, ao mesmo tempo, pensadas com base nas peculiaridades e direitos de determinadas minorias.

“Ir à escola não pode ser uma angústia. É um direito fundamental garantir o acesso à educação, segundo a nossa Constituição. O que estamos propondo vem amparar a lei federal 14.019/2020 sobre o uso obrigatório de máscaras, que já inclui a dispensa do uso pelos autistas”, afirmou o deputado Fabiano. Atender ao pedido dos pais de crianças autistas é mais do que um ato de solidariedade, argumentou o parlamentar. “Estamos fazendo o debate pela inclusão social de minorias. Quando os alunos autistas sofrem com a insistência do uso da máscara, ficam sufocados, têm crises graves e agitação.”

Para a dispensa do uso da máscara, o responsável legal deve apresentar declaração médica. Mas, segundo relatos de pais, escolas não aceitam que alunos autistas fiquem sem proteção facial, mesmo que apresentem toda a documentação para as direções.

A Pais Unidos pelo Autismo (PUPA), de Joinville, entrou em contato com o deputado e apresentou o caso do Kauê, de apenas 9 anos. “Nós tentamos fazer a introdução do uso da máscara no Kauê, porém a gente sabe que com ele fica tudo mais difícil. A gente entende muito bem a seriedade da pandemia. Nós usamos máscaras, não somos negacionistas em relação à pandemia. No caso das crianças especiais, as escolas têm que receber os alunos autistas e orientá-los”, disse Osmar do Santos, 47 anos, pai do menino autista.

Também responsável por Kauê, Jalder Henrique de Faria, 46, agradeceu ao deputado Fabiano pelo projeto e disse que espera que a medida seja aprovada. “Pedimos aos deputados que olhem para essas crianças com necessidades especiais sensoriais e permitam a não obrigatoriedade do uso da máscara”, enfatizou.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro