Lê Notícias - Região - Pesquisa com participação de professor da...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Pesquisa com participação de professor da Unochapecó é publicada na Revista Science

Por: LÊ NOTÍCIAS
03/05/2021 10:03 - Atualizado em 03/05/2021 10:05
Unochapecó Artigo científico buscou avaliar a importância de uma vegetação ripária para a decomposição da serrapilheira em riachos Artigo científico buscou avaliar a importância de uma vegetação ripária para a decomposição da serrapilheira em riachos

Só quem se dedica à pesquisa sabe o quanto esta atividade demanda esforço e é cheia de desafios. Mas não tem nada mais gratificante do que ver esse conhecimento levado adiante. O professor do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unochapecó, Renan Rezende, teve um artigo científico, denominado ‘Latitude dictates plant diversity effects on instream decomposition’, publicado na Science Advances, revista de grande relevância internacional. A pesquisa foi realizada em conjunto com mais de 40 grupos de pesquisadores do mundo.

“É muito difícil ter um artigo aceito neste tipo de periódico científico, mas o processo mais interessante foi o de interação com mais de 40 equipes de pesquisa distribuídas por todo o mundo. O trabalho é apenas um dos vários exemplos da vocação dos Programas de Pós-Graduação da Unochapecó para a internacionalização. Neste sentido, o envolvimento de múltiplos cientistas distribuídos pelo mundo, associado a uma pergunta científica relevante, possibilitou a publicação em uma das revistas científicas mais importantes do mundo, pertencente ao grupo Science”, comenta o professor.

O objetivo do experimento foi avaliar a importância de uma vegetação ripária com diversas espécies de plantas para a decomposição da serapilheira em ecossistemas de riachos. Serapilheira, manta morta ou liteira é a camada formada pela deposição dos restos de plantas e acúmulo de material orgânico vivo que reveste superficialmente o substrato aquático.

Exemplos do objeto de estudo da pesquisa internacional (Foto: Unochapecó)

“Este fato está relacionado ao bom funcionamento dos riachos e pode ser importante para a segurança hídrica. Nossos resultados mostraram um maior efeito positivo da diversidade de plantas na vegetação ripária em riachos tropicais, comparado a riachos de latitudes mais altas. Ou seja, a diversidade de plantas na vegetação ripária é mais importante para nossos sistemas, comparados a áreas como América do Norte, Europa e Ásia. Assim, o estudo aponta os benefícios da preservação da diversidade de árvores em matas ripárias, principalmente nos trópicos”, explica Renan.

A decomposição de serapilheira é um processo crucial em ecossistemas de ripários e desempenha um papel importante no ciclo do carbono, principalmente entre a biosfera e a atmosfera, implicando em potenciais feedbacks no clima. “Ou seja, pode afetar questões como o aquecimento global, ou regimes de chuva e secas. Este estudo coordenado globalmente, lançado recentemente, é sem precedentes em seu escopo de estudo. Além disso, demonstra que a diversidade de plantas possui uma grande influência na decomposição da serapilheira, mostrando também que a alta diversidade funcional da serapilheira estimula a decomposição mais em latitudes baixas do que em climas mais frios”, acrescenta.

A Unochapecó vem contribuindo, há muitos anos, com a produção de conhecimentos através da pesquisa de iniciação científica e da pesquisa avançada desenvolvida em seus programas de mestrado e doutorado. Segundo a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Unochapecó, professora Vanessa Corrallo, a publicação de um artigo científico em revista internacional de elevado prestígio na comunidade acadêmica e com tema de relevância mundial representa o comprometimento do pesquisador e a consolidação da pesquisa realizada na Universidade.

“Além disso, a produção científica, por meio de redes de pesquisa nacionais e internacionais, é outro ponto importante a ser destacado, pois gera novas oportunidades de investigações, novos projetos e une diferentes pesquisadores de maneira interdisciplinar. Tenho certeza que isso impactará positivamente no conceito do Programa”, finaliza.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro