Lê Notícias - Região - Advogada de Chapecó aciona Justiça para que...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Advogada de Chapecó aciona Justiça para que advogados inadimplentes possam votar nas eleições da OAB

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/11/2021 17:34 - Atualizado em 22/11/2021 17:35
Divulgação Caren Machado é candidata à presidência da Subseção da OAB de Chapecó Caren Machado é candidata à presidência da Subseção da OAB de Chapecó

Segundo a candidata à presidência da subseção de Chapecó pela Chapa 102, Caren Machado, a regra criada pela OAB por meio de resolução discrimina ilicitamente os advogados inadimplentes e que estão passando por dificuldades financeiras, lhes impedindo de exercer o direito ao voto e de definir os rumos políticos da entidade, que infelizmente permanece nas mãos dos mesmos grupos há muitos anos. A anuidade de SC é uma das mais caras do país, excluir os inadimplentes do processo eleitoral é extremamente injusto, principalmente para os jovens advogados que estão no início da profissão e que estão sofrendo com as agruras da pandemia.

Neste domingo (21) a advogada Caren Machado, candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 5ª Subseção de Chapecó, propôs na Justiça uma ação contra a Ordem dos Advogados do Brasil alegando que o processo eleitoral da instituição estaria sendo prejudicado pela lesão à moralidade administrativa devido a exclusão dos advogados inadimplentes do rol de eleitores aptos a votar, embora conforme a lei são considerados aptos para o exercício da Advocacia.

Segundo Caren, “Apenas 67% dos advogados de Chapecó estão aptos a votar. Tal dado deixa evidente que trata-se de uma situação que precisa ser revista, uma vez que, o direito ao voto é um Direito Fundamental, portanto, deve ser acessível a todos os advogados. Não podemos esquecer que estamos em meio a uma pandemia que alterou muito as condições de trabalho e financeira dos advogados, muitos profissionais estão passando por dificuldades e não têm condições de pagar em dia a anuidade, que é de R$ 1.071,00 – uma das mais altas do País. Excluir os colegas que enfrentam dificuldades financeiras fere o Princípio da Igualdade e o próprio espírito constitucional que eleva o exercício da cidadania no Brasil. Precisamos levar em conta que a ausência de pagamento não impede o exercício da advocacia e, portanto, não poderia impedir o direito do exercício de votar”.

Na visão de Caren "estabelecer uma data limite para o pagamento da anuidade com um mês de antecedência da data das eleições também é outro fator desproporcional e sem razoabilidade. Não há motivo plausível para impedir que um advogado que tenha pagado a anuidade até a data da eleição seja impedido de votar".

“Queremos fazer uma OAB diferente, que não exclua os advogados, a começar pelo processo eleitoral, que na nossa visão privilegia injustamente o poder econômico em detrimento, especialmente, da jovem advocacia que vem sofrendo com a baixa remuneração, e com isso, encontra dificuldades para pagar a anuidade. Se eles não participarem do processo eleitoral, jamais conseguirão mudar os rumos da instituição”, disse Caren.

Candidata pela chapa "OAB Novos Tempos", a advogada Caren Machado é professora de ensino superior e, como advogada, atua nas áreas trabalhista, dos direitos das mulheres, da família e administrativo.

A chapa 102 é formada também pelos advogados Carlos Zamprogna, candidato a vice-presidente; Gislaine Leonardo, candidata à secretária-geral; Eduardo Salles, candidato a secretário-geral adjunto, e Emanuele Martins de Quadros, candidata à tesoureira.

A ação recebeu o n. 5014780-95.2021.4.04.7202, e foi distribuída na 2ª Vara Federal de Chapecó.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro