Lê Notícias - Política - Carlos Moisés e Bancada do Oeste discutem...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Carlos Moisés e Bancada do Oeste discutem soluções de longo prazo para estiagem em SC

Jeferson Baldo/Agência AL Reunião ocorreu na tarde de ontem (02), na Casa d’Agronômica Reunião ocorreu na tarde de ontem (02), na Casa d’Agronômica

O governador Carlos Moisés recebeu os parlamentares da Bancada do Oeste na Casa d’Agronômica na tarde desta quarta-feira (02) para debater soluções de longo prazo para os efeitos da estiagem em Santa Catarina.

Além das ações emergenciais e do investimento de R$ 350 milhões em um intervalo de três anos em ações para reservacão de água, o chefe do Executivo estadual destacou a necessidade de se ampliar ainda mais os aportes. Em razão disso, as equipes do Governo e os deputados marcaram nova reunião em 15 dias para discutir as fontes de financiamento.

“Nós nos preocupamos com o futuro do agronegócio em Santa Catarina. A estiagem vem trazendo prejuízos a todos que trabalham no campo. O Governo do Estado já tem ações importantes pra reservação de água e preservação de nascentes. Nas áreas urbanas, estamos fazendo investimentos importantes no tratamento de água e esgoto. No entanto, a crise se intensifica, e o setor também precisa se organizar com novas formas de produção. Isso foi debatido hoje aqui: formas de mudar a cultura de produção no campo, como a irrigação, para que o produtor rural não fique à mercê do tempo”, afirmou Carlos Moisés.

O coordenador da Bancada do Oeste, deputado Valdir Cobalchini, salientou que a reunião tratou de ações no curto, médio e longo prazo. “Tivemos uma discussão absolutamente aberta. Agora, precisamos avançar. Por isso, marcamos um novo encontro em 15 dias. Nesse período, a Alesc vai estudar alternativas legislativas em relação ao Orçamento. O Poder Executivo também estudará alternativas para que possamos nos preparar para esse enfrentamento. Isso pode ocorrer com recursos públicos e também privados. Precisa haver um esforço de todos nós. É necessário estancar esse problema, que gera prejuízos bilionários”, afirmou Cobalchini.

O encontro contou a presença do presidente da Alesc, Moacir Sopelsa, dos deputados Marcos Vieira, Maurício Eskudlark, Marlene Fengler, Jair Miotto, Onir Mocellin e Fabiano da Luz, além dos secretários de Estado da Agricultura, Altair Silva, da Fazenda, Paulo Eli, dos chefes da Casa Civil, Eron Giordani, da Defesa Civil, David Busarello, e da presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro