Lê Notícias - Política - Alesc aprova PL sobre diminuição do uso de agrotóxicos em SC
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Alesc aprova PL sobre diminuição do uso de agrotóxicos em SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/05/2022 09:21
Rodolfo Espínola/Agência AL Sessão ordinária da tarde desta terça-feira (10) Sessão ordinária da tarde desta terça-feira (10)

Quatro projetos de lei (PLs) foram aprovados pelos deputados na sessão ordinária da tarde desta terça-feira (10). As matérias ainda passarão pela votação da Redação Final antes de seguirem para análise do governador.

O PL 280/2019, de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), dispõe sobre o Programa Estadual de Redução de Agrotóxicos (Proera) em Santa Catarina. O objetivo, conforme o texto aprovado, é coordenar e estimular a execução de ações que contribuam, de forma progressiva, para a redução do uso de defensivos na agricultura, na pecuária, no extrativismo, com a ampliação da oferta de insumos de origem biológica e natural. A proposta foi aprovada com os votos contrários dos deputados Bruno Souza (Novo), Coronel Mocellin (Republicanos) e Sargento Lima (PL)

O PL 203/2021, do deputado Milton Hobus (PSD), altera a lei que instituiu o Programa Recomeça SC para incluir entre os beneficiados os produtores rurais atingidos pela incidência incomum de pragas e doenças. O programa, lançado pelo Poder Executivo no ano passado, é voltado ao estímulo à reconstrução e retomada dos micro e pequenos negócios afetados por desastres naturais ou catástrofes climáticas, por meio da disponibilização de linha de crédito do Badesc com juros subsidiados.

Já o PL 488/2021 declara o frei Egídio Moscini como Patrono da Agricultura Familiar Catarinense. Conforme o autor do projeto, deputado João Amin, o frei Moscini nasceu na Itália, no fim do século XIX, e veio para o Brasil em 1921. Após passar pelo Acre, veio para Santa Catarina em 1947, onde ajudou muitos pequenos agricultores, orientando-os sobre como desenvolver a atividade, no Sul do estado. O religioso morreu em Turvo, aos 92 anos, em 1976. “É um exemplo de vida e de dedicação aos pobres”, disse o deputado.

Por fim, foi aprovado o PL 103/2022, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que altera o Anexo Único da Lei nº 18.278, de 2021, que "Consolida os atos normativos que concedem o Título de Utilidade Pública estadual no âmbito do Estado de Santa Catarina", para alterar a denominação da Rede Feminina Regional de Combate ao Câncer de Xanxerê para Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro