Lê Notícias - Política - MPSC envia à Alesc projeto para criação de...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

MPSC envia à Alesc projeto para criação de 11 promotorias de Justiça

Por: LÊ NOTÍCIAS
15/08/2022 11:33 - Atualizado em 15/08/2022 11:34
Divulgação A proposta, que tramita com o número 19/2022, já está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde aguarda a designação do relator A proposta, que tramita com o número 19/2022, já está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde aguarda a designação do relator

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) encaminhou à Assembleia Legislativa nesta semana projeto de lei complementar (PLC) para a criação de 11 promotorias, além de 30 cargos. A proposta, que tramita com o número 19/2022, já está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde aguarda a designação do relator.

O PLC também trata da desativação de uma promotoria (em Balneário Piçarras), da extinção de dois cargos de assistente de Promotoria, além da transformação de outros cargos. Das promotorias a serem criadas, nove são de entrância final, ou seja, vão atender comarcas consideradas de médio porte (confira a relação completa abaixo).

Na exposição de motivos do PLC, o procurador-geral de Justiça, Fernando Comin, apresenta os motivos para a criação de cada uma das promotorias de entrância final. A argumentação principal é que essas comarcas apresentam a maior demanda reprimida no âmbito do MPSC.

“De forma geral, as cidades dessa entrância têm percebido um vertiginoso crescimento, mas contam com número baixo de promotorias de Justiça, o que dificulta o trabalho, ante a amplitude de atribuições diferentes em um mesmo órgão”, escreve o chefe do MP. Os cargos cuja criação está prevista no PLC serão destinados para essas novas unidades.

Já a promotoria de Penha, conforme a justificativa do projeto, é necessária em virtude da instalação da comarca do município, que foi desmembrada da comarca de Balneário Piçarras e inaugurada oficialmente na sexta-feira (12). A criação da nova unidade será compensada com a desativação de uma das três promotorias de Piçarras, quando da vacância do cargo de promotor.

O PLC trata, ainda, da criação de mais uma promotoria em Florianópolis, a 43ª. Na exposição de motivos, Comin explica que ela é necessária para atender a demanda que será gerada pela criação, por parte do Poder Judiciário, de uma unidade como competência estadual para execução de multas penais. O cargo de 43º promotor da Capital surgirá da transformação de um cargo de promotor substituto.

O impacto financeiro estimado pelas novas promotorias é de pouco mais de R$ 10 milhões anuais. A instalação das unidades, bem como a ocupação dos cargos criados, dependerá, conforme o texto do PLC, da existência de recursos no orçamento do MPSC.

TRAMITAÇÃO

Na Assembleia, o PLC 19/2022 será analisado por três comissões antes de ser votado em plenário: a CCJ, a Comissão de Fina

Comarcas que terão novas promotorias

Entrância Especial:

  • Florianópolis

Entrância Final:

  • Tijucas
  • Gaspar
  • Guaramirim
  • Concórdia
  • São Bento do Sul
  • Imbituba
  • Caçador
  • Araranguá
  • Camboriú

Entrância Inicial:

  • Penha

Promotorias a serem extintas

  • uma em Balneário Piçarras (a primeira promotoria que vagar)

Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro